Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que devemos saber antes de adquirir um Imóvel



L a r D o c e L a r

"Espero que gostem da matéria! Achei super interessante, até porque não tinha a menor noção dessas informações básicas que precisamos ter para adquirir um Imóvel".

Se vocês estão procurando por um imóvel pronto, para comprar ou alugar, existem algumas dicas importantes do ponto de vista técnico, que vocês deverão levar em consideração para evitar futuros problemas:





v i s i t a
Procure, sempre que possível, visitar o imóvel durante o dia, de preferência no período com sol aberto (sem nuvens), só assim vocês poderão avaliar se as condições são favoráveis ou não.

v e n t i l a ç ã o
Observe se o imóvel é arejado e se em seus c�?modos não se sente um ar abafado com um cheiro característico de mofo. As janelas devem apresentar frestas suficientes para a passagem livre do ar, garantindo uma boa renovação. A iluminação natural deve ser adequada para cada um dos ambientes.

s o l
Verifique a face do imóvel. Se Norte, ela receberá mais luz solar, calor e claridade. Lembre-se que a luz solar além de agradável, é saudável e bactericida. Ambientes escuros favorecem a formação de fungos e bolores, além de serem muito frios durante o inverno.

p i n t u r a
A pintura é importantíssima para a estética e proteção das paredes, mas muita atenção se o imóvel não for novo, porque a pintura poderá estar escondendo, temporariamente, um problema sério de vazamento ou de infiltrações, rachaduras, mofo ou um apodrecimento do madeiramento (portas, janelas, rodapés, armários, guarda-roupa, etc). Atenção para os cupins que podem ser encontrados nas paredes cobertas, assoalhos de madeira, teto e outros elementos de madeira. Passe as mãos pelas paredes para sentir se estão bem secas e sinta se batentes, portas e rodapés não estão ocas.

v i s t a
Observe a vista frontal e lateral do imóvel, analise a possibilidade de construirem casas ou prédio em frente ou imediatamente ao lado do imóvel, bloqueando a luz e o sol. Verifique se existem casas velhas que sirvam de abrigo a marginais, pois a vizinhança do imóvel é ponto importante para sua valorização.

b a n h e i r o
Observe se os banheiros são bem ventilados e se as instalações hidráulicas e sanitárias estão em perfeitas condições; se não apresentam vazamentos ou entupimentos.

á r e a d e s e r v i ç o
Observe se a área de serviço recebe sol, se é bem ventilada, com um espaço suficiente para se estender e passar roupas; se existe instalação para máquina de lavar roupas, tanque e secadoras.

p i s o
Veja o piso do imóvel, se as cerâmicas, ladrilhos, pedras, tacos, mármores, granitos, etc. estão bem assentadas e não estão soltas e/ou desniveladas.

b e n f e i t o r i a s
Existem benfeitorias no imóvel, como jardim de inverno, armários embutidos nos quartos, na cozinha e box nos banheiros?

s i l ê n c i o e t r a n q u i l i d a d e
Observe se o prédio e o local são silenciosos e tranquilos e se não existem nos arredores clubes, agremiações, escolas de samba, boates, barzinhos, que normalmente causam muito barulho.

i n s t a l a ç õ e s
Peça para um eletricista de sua confiança verificar as instalações elétricas do imóvel, observando se as mesmas não apresentam perigos e se estão bem dimencionadas para suportar, se for o caso, um futuro aumento de carga com a instalação de mais alguns aparelhos elétricos ( freezer, ar condicionado, microondas, secadora, máquina de lavar louças, etc). Informe-se se o relógio da concession ária é bifásico ou trifásico (a mudança de relógio, sempre incorrer em despezas e trabalho).

c h u v a s
É muito importante perguntar na vizinhança se o local não está sujeito a enchentes e/ou alagamentos e se o terreno apresenta boa drenagem.

d e s a p r o p r i a ç ã o
Informe-se se o imóvel não está situado em área de recuo, de futura desapropriação ou sujeito a outros conflitos em cartório, hipotecas, ou débitos de impostos ( IPTU, ISS, etc.) .

i n f r a - e s t r u t u r a
Ande pela região e verifique a infra-estrutura em torno do imóvel: sistemas de transporte, segurança, escola, comércio, áreas verdes, supermercado, padaria, farmácia, etc).

Vantagens de adquirir um imóvel novo e Pronto

Possibilita ao adquirente ver o produto que está comprando antes de morar
Possibilita a mudança imediata do adquirente
Tem baixo custo de manutenção
Apresenta valor de mercado atualizado
Possibilita rendimento imediato com aluguel, no caso de aquisição para investimento
Tem maior liquidez.


BJS E BASTANTE ATENÇÃO OK PESSOAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário